Páginas

domingo, 8 de julho de 2012

Seedorf chega! Mas o marketing esportivo do Botafogo já estava preparado


Por Diogo Mello

Enquanto o marketing esportivo de clubes como Flamengo e São Paulo estão sendo severamente questionados por não terem ou não estarem capitalizando em cima de suas grandes estrelas, o marketing esportivo do Botafogo parece estar pronto para dar uma aula.

Ainda é cedo para qualquer julgamento, porém, o Botafogo parece estar colocando em prática um planejamento muito interessante para capitalizar em cima da figura do jogador holandês Seedorf.

Por exemplo, a cobertura ao vivo da chegada de Seedorf. Além do portal, o facebook e o Instagram oficiais do time também estão acompanharam e publicaram fotos.

A odisseia de Seedorf até a sua estréia como jogador do Botafogo – provavelmente no dia 22, contra o Grêmio, no Engenhão – começa nesta sexta-feira, com uma recepção que promete ser intensa. O holandês vai desembarcar às 9h (de Brasília), no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Torcedores se movimentaram em todas as redes sociais para lotar o saguão à espera do holandês, que assinou contrato por dois anos. No dia seguinte, será apresentado aos torcedores no estádio, às 17h (de Brasília), antes do jogo contra o Bahia, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, quando receberá a camisa 10 das mãos de um menino e uma menina selecionados por uma promoção do Sou Botafogo, programa de sócios-torcedores. Já na segunda-feira, será recepcionado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, na Rua São Clemente, em Botafogo, onde dará uma coletiva.

Do aeroporto, nesta sexta-feira, Seedorf seguirá em carreata até o hotel onde ficará hospedado na Zona Sul do Rio. Existe a possibilidade de antes o jogador passar pela sede do Botafogo em General Severiano. No sábado, com dois torcedores escolhidos por uma promoção do clube, ele irá de helicóptero para o Engenhão, onde terá uma comitiva à sua espera no gramado. Além das duas crianças, que entregarão a camisa ao jogador, haverá a presença dos ídolos Jairzinho, Zagallo e Carlos Alberto Torres ao lado do presidente Maurício Assumpção, outros dirigentes e cinco sócios do programa Sou Botafogo.

Seedorf acompanhará o jogo no camarote do presidente Maurício Assumpção no Engenhão. Ele visitará torcedores escolhidos em diversas promoções feitas pelo clube para assistir ao confronto com o Bahia e ainda receber a oportunidade de conhecer o holandês.

No domingo, quando o time treinará de manhã em General Severiano, não há previsão de qualquer atividade para o jogador. No dia seguinte, ele concenderá uma entrevista coletiva, que contará com a presença de três sócios do Sou Botafogo. No mesmo dia, fará os exames médicos necessários para a ativação de seu contrato. A previsão é de que faça seu primeiro treinamento na terça-feira, provavelmente, no Engenhão. Existe a possibilidade de a atividade ser aberta para torcedores.

Se iniciar a etapa de treinamentos na terça-feira, ele terá 12 dias antes do jogo com o Grêmio, pela 11ª rodada do Brasileiro, para recuperar a forma e entrar em campo pela primeira vez com a camisa alvinegra.

Por usar torcedores dos programas de sócios-torcedores e Sou Botafogo o clube está conseguindo fazer um marketing muito positivo e eficiente. Vamos aguardar e ver quanto tempo vai demorar para que eles consigam capitalizar em cima dessas ações e de seu novo grande craque Seedorf.

Fonte: http://laboratorioesportivo.com.br/seedorf-chega-mas-o-marketing-esportivo-do-botafogo-ja-estava-preparado/

Um comentário:

  1. Toda essa festa é saudável e desejável. Porém, os custos de um jogador estrela são astronomicamente altos e se o time não tiver uma boa performance ao longo do tempo, essa ação pontual não será suficiente para cobrir os custos. O Botafogo é o time com o maior endividamento no Brasil. Jogadores com seus salários em atraso podem começar a questionar uma contratação desse porte. "Se não tem para me pagar, como vai contratar um jogador tão caro?"

    ResponderExcluir