Por Savio Sousa
Na quarta-feira, 27/06, tivemos o primeiro jogo final da Copa Santander Libertadores, ou Libertadores das Américas, como preferir. Todos sabemos o resultado e vimos o destaque do jogo, mas em termos de visibilidade nas mídias sociais, o quanto isso significa, quantitativamente falando?
Boca Juniors e Corinthians fizeram um jogo emocionante, onde o destaque foi uma surpresa para muita gente, ou quando a bola rolou você achava que Romarinho seria o destaque ao fim do jogo? Por hora, destaco aos amigos do Laboratório que muita gente já está trabalhando no monitoramento das redes sociais.

Este belo trabalho feito pela galera da Resenha já tem sido bastante explorado lá fora. Na Europa sites especializados em esporte e mídias sociais estão sinalizando para o surgimento do “Datatainment”, uma espécie de entretenimento dos dados.
O termo “Datatainment” foi cunhado por Richard Ayers, executivo do Manchester City. Explicando melhor, é como se você pudesse acompanhar durante os jogos alguns números dos atletas, das equipes etc através de infográficos gerados a partir de dados coletados, em sua grande maioria, nas redes sociais.
Segundo os defensores deste tipo de entretenimento, seria uma forma a mais dos torcedores poderem absorver informações sobre os seus clubes favoritos, de forma instantanea e visualmente atrativa. Consequentemente, os torcedores mais fanáticos teriam ainda mais informações para as resenhas futebolisticas.
Particularmente vejo muito valor na questão do monitoramento das redes sociais no esporte, mas não como entretenimento e sim como forma de entender melhor o mercado.
Como falei lá fora isto já tem sido bastante utilizado. Durante os jogos da Eurocopa tivemos vários sites disponibilizando este tipo de “entretenimento” digital.
Só para ficar em um exemplo tivemos o Euro 2012 Twitter conversations web app desenvolvido pela empresa britanica, especializada em monitoramento das mídias sociais, Brandwatch. Veja abaixo um exemplo interessante do que tem sido feito lá fora.
Fonte: http://laboratorioesportivo.com.br/monitoramento-das-redes-sociais-no-esporte/
Nenhum comentário:
Postar um comentário