Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Após "decepção" com segurança, Londres convoca mais 1,2 mil militares


Por MARINA NOVAES

A organização da Olimpíada de Londres confirmou, nesta terça-feira, que mais 1,2 mil militares foram acionados para ajudar no esquema de segurança durante os Jogos. De acordo com o presidente do comitê organizador, Paul Deighton, a decisão de deixar mais militares em aviso para o caso de alguma necessidade é uma forma de evitar novas surpresas com a G4S, empresa contratada para fornecer a segurança no local que não conseguiu contratar cerca de 3 mil funcionários a tempo, mas que garantiu ao menos 1 mil seguranças novos até sábado.

Para Deighton, a empresa G4S já demonstrou que não é confiável e, após a "enorme decepção" enfrentada, o comitê olímpico e o governo da Grã-Bretanha achou "prudente" mobilizar mais homens do Exército.
"Foi uma grande decepção. Nós fechamos um contrato com a maior empresa de segurança do mundo, cujo maior cliente era o governo do Reino Unido, e ela nos garantiu que entregaria 10 mil funcionários, mas nos deixaram na mão", disse o presidente do comitê. "A razão pela qual estamos convocando mais 1,2 mil militares é porque não podemos ter certeza absoluta de nada. Nós tínhamos um excelente plano de segurança, que está sendo colocado em prática graças ao Exército, mas o que simplesmente aconteceu é que a empresa demonstrou não ser confiável", disse.

Outros 3,5 mil oficiais do Exército britânico já estão trabalhando no Parque Olímpico, e outros 13,5 mil ajudarão na segurança em toda a Grã-Bretanha no período. Da G4S, apenas 6 mil dos 10 mil funcionários prometidos começaram a trabalhar na segurança do evento esportivo, segundo o comitê.

Apesar de garantir que os funcionários terceirizados foram capacitados, Deighton admitiu que os militares são melhores treinados - o Exército já assumiu a revista dos portões de entrada dos parques olímpicos. "Nós acabamos tendo uma segurança melhor que o previsto", disse.

O escândalo gerou muita inquietação na população, que teme que o país seja alvo de um ataque terrorista durante o evento esportivo.

Pressionado pelo Parlamento britânico, o chefe da G4S, Nick Buckles, admitiu ter causado uma "confusão humilhante". Ele também disse que sua empresa irá reembolsar os gastos gerados pelas falhas na entrega dos serviços contratados. A G4S venceu uma concorrência de 300 milhões de libras (aproximadamente R$ 950 milhões) e deveria ter fornecido 10 mil seguranças para os Jogos.

Protestos e terrorismo
Além dos militares, cerca de 9,5 mil policiais da Metropolitan Police Service vão integrar o esquema de segurança montado para a Olimpíada. De acordo com um dos diretores do órgão, Chris Allison, os policiais deverão monitorar principalmente as regiões mais movimentadas de Londres e os locais das competições que ocorrerão fora do Parque Olímpico.

De acordo com Allison, as duas maiores preocupações em relação à segurança no período são as ameaças terroristas - já que Londres foi alvo de um ataque apenas um dia após o anúncio de que seria sede da Olimpíada, em 2005. Questionado sobre os riscos de a sede olímpica ser alvo de um novo ataque terrorista durante as competições, Allison limitou-se a responder que "todas as cidades que recebem a Olimpíada" são "alvos em potencial", mas disse ter "o "melhor plano de segurança" em ação para evitar que isso aconteça.
Outra preocupação da polícia é em relação ao aumento do número de protestos nas ruas de Londres durante a Olimpíada - nesta segunda-feira, dezenas de taxistas pararam a região de Tower Bridge durante uma manifestação. Segundo Allison, a polícia irá entrar em ação caso os protestos atrapalhem os Jogos Olímpicos.

"As pessoas têm o direito de protestar, desde que os protestos sejam curtos. Mas ter o direito de protestar não dá o direito de interromper os Jogos, de atrapalhar um atleta que se preparou a vida toda para chegar aqui, de atrapalhar mais de 10 milhões de espectadores que aguardam pelos Jogos", disse.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/noticias/0,,OI6015217-EI19410,00-Apos+decepcao+com+seguranca+Londres+convoca+mais+mil+militares.html?ECID=BR_RedeSociais_Twitter_Londres_Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário