Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Shopping reúne atletas e turistas e leva caos aos Jogos


Por Erich Beting

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos tem tentado, de todas as formas, evitar o acúmulo de pessoas na região de Stratford, onde fica o Parque Olímpico e as principais competições dos Jogos. Mas justamente aquilo que foi alardeado como um dos grandes legados das Olimpíadas para a região leste de Londres pelo próprio comitê tem sido um dos grandes problemas para os organizadores nesses primeiros dias de competições.

O Westfield Stratford Shopping acabou virando o grande ponto de concentração de turistas (com ou sem ingresso) e, também, de atletas nas horas de folga. O fluxo de pessoas tem sido tão acentuado que instrutores com megafones, além de guardas e monitores, foram convocados para orientar as pessoas e afastar os turistas que não têm ingressos das regiões mais próximas do Parque Olímpico.

Para atender ao fluxo de pessoas, também, a organização mudou o funcionamento da estação de metrô de Stratford, principal ponto de chegada de turistas e até mesmo de competidores. A plataforma de desembarque fica numa antiga estação de trem, enquanto a de embarque é feita normalmente nos trilhos do metrô. Antes de os Jogos começarem, o local do metrô era usado para embarque e desembarque.

A revitalização da região de Stratford foi sempre o grande argumento usado pelos ingleses para justificar o investimento de cerca de 9 bilhões de libras (R$ 28 bilhões) para organizar os Jogos Olímpicos. A entrega do maior parque público europeu em mais de 150 anos após a Olimpíada, além do moderno shopping de Westfield também foram argumentos usados pelos britânicos para defenderem o custo bilionário do evento.

Pelo menos durante os primeiros dias dos Jogos, porém, a dor de cabeça que tem causado o grande número de pessoas sem ingressos ou credencial para as competições tem feito com que os ingleses reforcem a vigilância sobre os turistas, chegando até a ser truculentos para evitar o acúmulo de pessoas nas áreas de circulação para o metrô e o Parque Olímpico.

*O repórter viaja a convite da Adidas

Fonte: http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/olimpiadas/26/26160/Shopping-reune-atletas-e-turistas-e-leva-caos-aos-Jogos/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário