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quinta-feira, 19 de julho de 2012

Negócios do Esporte – arenas multiuso: “É pensando de dentro para fora”


A equipe do Portal Terceiro Tempo esteve na palestra do CEO (Chief Executive Officer) da Amsterdam Arena, Henk Markerink, no dia 26 de junho, na Trevisan Escola de Negócios. Segundo Markerink, a forma mais correta de se construir um estádio é pensando de dentro para fora. Primeiro você idealiza as acomodações e os comércios, depois arquiteta o campo. 

Uma arena multiuso, deve fornecer acesso fácil por diversos meios de transporte, facilidade para aquisição de ingresso, espaços para alimentação, conforto e opções de lazer.

Os projetos têm que ser sólidos, pois temos alguns maus exemplos. No Japão, estão construindo residências dentro de estádios modernos, uma vez que, o enorme espaço não é mais utilizado com tanta frequência.

Tudo se inicia com uma boa gestão estratégica. Ter um plano de negócios para desenvolvê-lo correto, é primordial.

Entretanto, o valor dos produtos, ingressos, entre outros, devem ser elevados.

Todavia, construir um estádio não é uma tarefa fácil. Precisamos conhecer todas as consequências, pois, mantê-lo é extremamente difícil. Além do mais, conforme a modernidade caminha, é preciso sempre remodelar as estruturas do mesmo, proporcionando novas adequações e gerando sempre mais dinheiro.

Por tal motivo, há quem é contra esse tipo de modernização. O ex-presidente do Corinthians questionou a viabilidade de as classes D e E terem acesso a grandes arenas multiuso, como a Amsterdam Arena (casa do time holandês Ajax), devido ao alto preço das entradas. “Temos de pensar que público queremos nos estádios. Queremos futebol para rico, para pobre ou para todos? Do jeito que o futebol está sendo levado, vai ser só para os ricos”, criticou Andrés Sanchez.

O diretor-executivo de Marketing e Comunicação do Atlético Paranaense, Mauro Holzmann, afirmou que, apesar de o futebol ser a grande âncora para as arenas multiuso, “não adianta fazer 15 estádios maravilhosos com todos os clubes quebrados”.

Contudo, essas arenas, apesar do alto preço estipulado e imaginado por muitos, desde a construção até os futuros rendimentos, veem para somar ao país, agregando modernidade, turismo e rentabilidade, por mais difícil que seja o reconhecimento e a aceitação de dirigentes, políticos e do povo brasileiro.


Fonte: http://terceirotempo.bol.uol.com.br/futebol/times/atletico-pr/noticias/2012/07/negocios-do-esporte-arenas-multiuso-e-pensando-de-dentro-para-fora-69793.html

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