Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Modelo de gestão do Mineirão é apresentado em seminário da FIFA


Nesta terça-feira, representantes da Secopa apresentaram o projeto de modernização do novo Mineirão durante o Seminário de Operações de Estádios da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, realizado pela FIFA no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O objetivo do encontro é debater os tópicos relevantes a todos operadores de estádios, através da apresentação de experiências em planejamento no Brasil pelas cidades-sede, além de casos bem-sucedidos no mundo, como os da Amsterdam Arena e do Reliant Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.

Durante a abertura do seminário, o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Luis Fernandes, destacou a urgência de esclarecer ao público a viabilidade econômica das novas arenas.

- Estamos aqui para discutir a sustentabilidade econômica dos estádios. Queremos apontar caminhos que garantam vida longa aos estádios. Talvez esse tipo de sustentabilidade seja um dos legados mais importantes em construção no país - afirmou.

Rodrigo Reis, coordenador do Núcleo de Operações Esportivas da Secopa, detalhou o modelo de gestão compartilhada do novo Mineirão. Por meio da parceria público-privada (PPP), a empresa Minas Arena, responsável pelas obras, vai operar o novo estádio durante os próximos 25 anos.

- O novo cenário das arenas do futuro se apresenta como desafio pela exigência de práticas econômicas sustentáveis, em que serão observados, pelo menos, três aspectos: segurança, conforto e tecnologia - explica Reis.

Outro ponto abordado, foi a faturação mensal dos estádio, vários participantes do evento apresentaram informações sobre o assunto. A Amsterdam Arena, um dos exemplos mostrados, fatura 5 milhões de euros por evento realizado no estádio. Juan Rodriguez, do Reliant Stadium, reforçou a necessidade do trabalho conjunto entre operador, escritório de arquitetura e autoridades públicas.

- Não se deve, simplesmente, entregar as chaves do estádio ao operador e dizer ‘adeus’. É preciso caminhar juntos porque as necessidades vão surgindo enquanto o negócio está em marcha, exigindo que todas as partes tomem decisões que beneficiem esse visitante, para que ele volte - aconselhou Rodriguez.

Rodrigo Reis disse ainda que um dos compromissos da parceria entre Estado e parceiro privado será o tratamento privilegiado ao torcedor, para estabelecer uma relação de proximidade e evitar que a média de público nos estádios diminua.

- O torcedor será um cliente dessa nova estrutura, exigindo qualidade dos serviços e estimulandoa profissionalização de todos os produtos ofertados, inclusive do futebol - concluiu Rodrigo.

Fonte: http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/minuto/2012/07/11/noticiaminutol,2393450/modelo-de-gestao-do-mineirao-e-apresentado-em-seminario-da-fifa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário