Seminário itinerante percorrerá, já a partir de agosto, as 14 cidades-sedes da Copa do Mundo 2014, para apresentar potencialidades de negócios na Web e comércio eletrônico
Por Emerson Maranhão
Que Fortaleza já respira ares de cidade-sede da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações 2013 não é novidade para ninguém. As obras que saem do papel (e até mesmo as que teimam em não sair) não deixam dúvidas sobre isso. No entanto, para além das questões infra-estruturais, até que ponto estamos preparados para aproveitar as oportunidades de novos negócios que estes dois grandes eventos trarão para a cidade? É focado nesse emergente nicho de mercado que o Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web (Ecom 2012) desembarga aqui no próximo dia 9 de agosto.
A capital cearense será a segunda cidade-sede da Copa do Mundo onde o evento itinerante chegará. Antes, ele passa por São Paulo, depois segue para as 10 demais sedes restantes e ainda terá edições em duas outras capitais: Belém (PA) e Florianópolis (SC).
“Hoje nós temos a máxima de que quem não habitar a Web não vai ser encontrado pelos mensageiros dos negócios”, explica o criador do projeto, Marcelo Castro, em entrevista ao O POVO. “ O público que vem para a Copa, que vai frequentar as cidades-sedes, tanto o brasileiro quanto o estrangeiro, tem o perfil de usar a web para achar tudo. Se a cidade não está na web vai ficar fora desta busca”, pontua.
Inclusão digital
O seminário se anuncia como “o maior projeto de inclusão digital comercial do Brasil” e tem por objetivo “preparar, ajudar e capacitar Pequenas e Médias Empresas (MPEs) para as inovações tecnológicas que podem potencializar os seus negócios, como a adesão ao comércio eletrônico, soluções inovadoras em meios de pagamento, mídias sociais, além de como utilizar a tecnologia de tablets, smartphones e RFID (sigla em Inglês para tecnologia que usa frequência de rádio para captura de dados) nos seus empreendimentos”.
Na prática, cada edição do Ecom 2012 é composta por cerca de 10 palestras, além de workshops sobre mídias sociais e uma oficina sobre como montar uma loja virtual eficiente. Os convidados são especialistas e autoridades que compartilharão conhecimentos e experiências profissionais, orientarão e proverão suporte técnico aos interessados. A jornada diária tem duração de 8 horas e as inscrições são gratuitas.
“Estaremos ensinando como viver, sobreviver e crescer no ambiente de negócios web”, reforça Marcelo. “Falaremos desde como usar as redes sociais para fazer barulho para seu negócio, até como se planejar para atuar no formato mobile, passando por Q.R. Code e códigos de barras. Também levaremos para cada uma dessas cidades um estudante que teve uma grande ideia para este mercado para apresentá-la”.
O projeto recebe o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Câmara de Dirigentes Lojistas, Caixa Econômica Federal, Sebrae, Vivo, Banco Santander, Ciashop, Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia (Abeat), GS1 Brasil, T-Systems, UOL, além da participação (a confirmar) dos secretários de copa de cada estado e cidade-sede.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Ecom 2012 é um seminário que pretende auxiliar e fomentar a utilização dos meios eletrônicos e digitais, como forma de ampliar negócios, ganhar novos mercados e dar agilidade e segurança ao comércio nos próximos anos.
Serviço
Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web
Quando: 9 de agosto, das 8h30min às 18 horas
Onde: Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (Rua 25 de março, 822, Centro)
Entrada franca
Inscrições: www.ecom2012.com.br/inscricao.asp
Outras informações:3464 5506
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/tendencias/2012/07/07/noticiasjornaltendencias,2874124/futebol-negocios-e-web.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário