Instalação de baterias no Leste de Londres faz parte do plano de segurança
Por Jorge Luiz Rodrigues
LONDRES - O Ministério da Defesa britânico confirmou nesta terça-feira o que já era esperado desde o fim de abril: vai mesmo instalar baterias de mísseis sobre edifícios residenciais, comerciais e parques do Leste de Londres, como parte do plano de segurança das Olimpíadas-2012, apesar dos protestos de residentes, que entraram na Justiça tentando impedir a concretização do projeto. A instalação começará em meados deste mês, segundo o ministério. O plano foi testado durante exercícios realizados em maio, durante nove dias, pelas forças de segurança.
Os mísseis fazem parte do HSV (sigla em inglês para sistema de alta velocidade) e incluem dois tipos: o Starstreak, que viaja a uma velocidade três vezes superior à do som; e o Rapier, montado em trailers e em veículos armados.
Os seis sites de mísseis ficarão divididos pelo Leste de Londres na seguinte composição: Lexington Building, Fairfield Road, Bow, Tower Hamlets (starstreak); Fred Wigg Tower, Montague Road Estate e Waltham Forest (starstreak); Blackheath Common, Blackheath, em Lewisham/Greenwich (rapier); William Girling Reservoir, Lea Valley Reservoir Chain e Enfield (rapier); Oxleas Meadow, Shooters Hill e Greenwich/Woolwich (rapier); e Barn Hill, Netherhouse Farm e Epping Forest (rapier).
Todos os pontos escolhidos ficam no Leste de Londres e também em cidades vizinhas à região do Parque Olímpico.
O plano de segurança inclui ainda o uso do porta-helicópteros HMS Ocean, que ficará ancorado no Rio Tâmisa, na altura de Greenwich, com os modelos Lynx, capazes de interceptar qualquer aeronave que tentar invadir o espaço aéreo do Parque Olímpico. Jatos Typhoon decolarão a partir da base de Northolt, enquanto helicópteros Puma também vão usar um Centro do Exército em Ilford.
- Fizemos um amplo programa de engajamento com as comunidades afetadas, envolvendo autoridades locais, proprietários, membros do Parlamento, líderes de conselhos locais e encontros com as comunidades – afirmou o secretário da Defesa, Phillip Hammond, através de comunicado oficial, acrescentando estar confiante em superar as questões judiciais.
Na última quinta-feira, advogados de um grupo de cerca de 600 moradores de um condomínio residencial de Leytonstone, a pouco mais de 4km do Parque Olímpico, conseguiram que uma corte superior examine, no próximo dia 9, o pedido para impedir a instalação de uma das baterias antiaéreas. Seguiram exemplo de moradores de um condomínio de Bow, que alegaram terem sido avisados da decisão do Ministério da Defesa por folhetos deixados em suas caixas de correio, na última semana de abril.
O texto do folheto dizia que o condomínio de Bow oferece "uma excelente vista da área ao redor e de todo o céu acima do Parque Olímpico", informando ainda que a torre da caixa d´água é "o único local apropriado nesta área para o sistema HVM (míssil de alta velocidade, na sigla em inglês)". O reservatório de água fica elevado entre edifícios baixos, numa construção de estilo vitoriano que já funcionou como uma fábrica de fósforos.
Apesar os argumentos do secretário da Defesa, sábado passado, moradores de bairros do Leste de Londres marcharam por ruas de Mille End e Bow contra a instalação das seis baterias de mísseis na região. Cerca de mil pessoas assinaram uma petição de protesto contra o plano de segurança dos Jogos.
A manifestação foi pacífica e os participantes carregaram cartazes, com inscrições "não aos mísseis sobre casas", "pare esse plano", "não a atiradores em escolas" entre outros.
Na ocasião, o Ministério da Defesa, por meio de sua assessoria, disse que "a segurança dos Jogos é primordial" e que "uma ampla gama de envolvimento da comunidade" já havia ocorrido.
- Não acreditamos que eles (os mísseis instalados sobre prédios residenciais) vão acrescentar algo mais à segurança. Se forem usados, vão explodir sobre algumas das áreas mais densamente povoadas de Londres - protestou o ativista Chris Nineham, durante a manifestação.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/ministerio-de-defesa-britanico-confirma-baterias-de-misseis-para-proteger-os-jogos-olimpicos-5379923#ixzz1zeeonS1c
Nenhum comentário:
Postar um comentário