De acordo com secretário-executivo do Ministério do Esporte, documento não é fechado e pode incluir novas obras que contribuam para a Copa 2014
Por Diogo Morais
A Matriz de Responsabilidades das obras para a Copa do Mundo de 2014 pode sofrer novas alterações. Quem afirma é o secretário-executivo do Ministério do Esporte e membro do Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa 2014 (Gecopa), Luis Fernandes.
- A Matriz de Responsabilidades é objeto de revisões periódicas. Ela já teve menos obras, mais obras. Hoje está em 101 obras, sejam de infraestrutura, estádios, mobilidade, portos e aeroportos. Foram inclusas ainda telecomunicaçãoes, segurança e energia no nosso último balanço. A Matriz não é fechada, ela muda - disse o secretário-executivo.
A declaração foi feita durante entrevista coletiva na abertura do Seminário de Operações de Estádios, que começou nesta terça-feira em Fortaleza. Membros do Comitê Organizador Local (COL), do Ministério do Esporte e responsáveis por alguns dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo estão na Capital cearense debatendo sobre sustentabilidade econômica, ambiental, segurança e qualidades nos serviços das novas arenas.
O Gecopa, coordenado pelo Ministério do Esporte, incluiu gastos com telecomunicações na última revisão da Matriz de Responsabilidades, divulgada em abril deste ano. Novas mudanças deste tipo podem acontecer na próxima reunião do grupo, a serem divulgadas em outubro próximo.
- Ainda não há definições de que tipos de obras ou investimentos podem ainda ser mudados. O que podemos informar é que obras essenciais para a realização da Copa do Mundo não serão alteradas - afirmou Luis Fernandes.
No último balanço divulgado pelo governo federal, no mês de maio, apenas 5% das obras para 2014 estavam prontas. Na ocasião, o ministro Aldo Rebelo garantiu que 85% de todas as obras estariam prontas até 2013. Os números mais preocupantes estavam relacionados às obras de mobilidade urbana, enquanto os estádios se apresentaram dentro do cronograma esperado.
No primeiro dia de debates, o secretário-executivo do Ministério do Esporte se mostrou, no entanto, bastante tranquilo com relação ao avanço das obras nas 12 sedes.
- As obras essenciais para a Copa, que estão presentas na matriz de responsabilidade, estarão prontas. Algumas não para a Copa das Confederações, mas estarão para a Copa do Mundo. Estamos absolutamente confiantes que ficarão prontas a tempo - garantiu o secretário.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2012/07/matriz-de-responsabilidades-documento-pode-ter-novas-mudancas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário