Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

LNB recebe 20 inscrições e NBB pode ter número recorde de participantes


Por  Rodrigo Bertoni

A quinta edição do Novo Basquete Brasil poderá contar com a maior quantidade de participantes de toda a história da competição. Após quatro anos contando com um máximo de 16 integrantes, a competição nacional recebeu, durante Assembleia da Liga Nacional de Basquete realizada no último sábado (14), a inscrição de 20 franquias que pretendem competir na temporada 2012/2013 do mais importante campeonato do país.

O número máximo de inscritos, porém, não garante que a próxima edição do nacional conte com o recorde de participantes. Isto porque, em um primeiro momento, a LNB apenas recebeu a intenção das equipes em compor a competição, restando ainda a mais importante das etapas, que englobará o recebimento e a análise dos documentos das franquias para comprovação de condições técnicas, estruturais e financeiras para disputar o nacional.

Além do grupo de clubes que disputaram a última temporada, do qual fazem parte Brasília, São José, Pinheiros, Flamengo, Uberlândia, Bauru, Joinville, Franca, Paulistano, Limeira, Liga Sorocabana, Tijuca, Minas e Vila Velha,  se inscreveram também para o NBB5 o Vitória/CECRE, o Suzano/Campestre/Instituto Ratto e a Associação Desportiva Londrinense, que detém franquias mas não disputaram a recente edição, além dos postulantes a uma vaga, caso de Mogi das Cruzes e Palmeiras, respectivamente campeão e vice da Super Copa Brasil, e do Ceará Basquete, que teve aprovado, há poucos dias, seu pedido para pleitear um ingresso na gama de participantes.

As equipes que participaram da edição passada do NBB, com a manutenção de seus patrocínios, provavelmente terão seus projetos aprovados, exceção feita ao time de Vila Velha, que passa por problemas financeiros e de montagem de elenco, e pode não cumprir algumas exigências da LNB. O Tijuca/Rio de Janeiro, que entrou na competição na última temporada, teve sua permanência na elite ameaçada por problemas burocráticos envolvendo a distribuição de verbas da Prefeitura do Rio de Janeiro, mas conseguiu normalizar sua situação e partirá para sua segunda temporada.

Dos candidatos a caçulas, o Mogi das Cruzes/SaniFill e a Sociedade Esportiva Palmeiras parecem ter as “propostas” mais sólidas para ingresso, com direito a estabilidades financeiras, elenco bem formados, com importantes e pontuais contratações, e dependências capazes de receber partida oficiais do NBB. Outro candidato paulista, o time de Suzano, com parceria com o Instituto Ratto mantido pelo ex-jogador de basquete, mostrou competitividade durante a primeira fase do Campeonato Paulista, mas precisa provar que tem capacidade e competência para atuar no cenário nacional e em uma competição que tem seu nível elevado a cada ano.

O representante de Londrina, após dois anos afastado do torneio nacional, é coordenado praticamente pelo mesmo grupo do passado, sem a participação, porém, de Ênio Vecchi, novo técnico de Joinville. Segundo fontes, os paranaense seguem tentando viabilizar parcerias que bancassem sua participação, mas sem sucesso, o que deve afastar o time da montagem de um elenco competitivo para aprovação liga. O Vitória/CECRE, que desistiu de disputar o NBB4 na última hora, se reestruturou nos últimos meses, embora não tenha nenhuma contratação destacável, o que faz de sua aprovação e consequente participação uma grande surpresa, caso contrário do que acontece com o Ceará Basquete, que montou um grande elenco, com renomados e experientes jogadores e, além disso, teria sua entrada vista com bons olhos pela organização do campeonato, pois englobaria, pela primeira vez, uma equipe do Nordeste ao NBB.

Além do recebimento da enorme quantidade de inscrições, a Assembleia da LNB também abordou outros importantes tópicos envolvendo a competição nacional, como a apresentação de contas da temporada 2011/2012, aprovada com unanimidade pelos presentes integrantes do clubes, além da apresentação do novo projeto de planejamento para os representantes do torneio.

- Foi uma reunião fantástica. Precisamos ampliar o horizonte do basquete brasileiro. Temos de pensar de forma profissional na extensão do NBB. Vamos discutir como faremos isso, mas é uma satisfação ver o profissionalismo do basquete nacional tomando corpo. O esporte está atraindo interesse do público, estamos vendo a seleção com uma equipe forte e com grande ajuda do NBB. Vamos em frente com esse trabalho, avaliou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

A divulgação da quantidade final de integrantes do Novo Basquete Brasil 2012/2013 será definida no dia 7 de agosto, quando todas as situações dos candidatos terão sido avaliadas. O início do campeonato está programado para o dia 17 de novembro e, independentemente da quantidade de clubes, promete ser ainda mais emocionante, equilibrado e organizado do que a temporada passada, seguindo a linha de crescimento e evolução desde 2008, ano de sua criação.

Fonte: http://basketeria.com.br/pt/nbb/item/2904-lnb-recebe-20-inscri%C3%A7%C3%B5es-e-nbb-pode-ter-n%C3%BAmero-recorde-de-participantes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário