Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fluminense inclui garotos na folha do patrocinador


Revelações de Xerém têm salário pago pelo parceiro, que poderá até comprá-las

Por Gian Amato

RIO — No Fluminense, a divisão era na base. Os profissionais ficavam com o salário por inteiro, em sua maioria pago pelo rico patrocinador, enquanto as revelações de Xerém recebiam só a metade do clube. Quando recebiam. Destaques dentro de campo nesta temporada, os garotos começaram a aparecer e, antes de gerar receita e já valorizados, foram incluídos na folha de pagamento da empresa de planos de saúde.
A permanência de jogadores como Wellington Nem e Marcos Júnior, que recebem propostas a toda hora, tem sido possível até agora devido ao auxílio financeiro do patrocinador, que também levará a sua parte em uma futura negociação. Ou poderá até mesmo adquirir os direitos econômicos, operação inédita em 13 anos de parceria.
— O patrocinador auxilia agora (no salário das revelações) e não há mais descompassos dentro do elenco. Paramos de fatiar os jogadores em virtude de uma emergência financeira. E, se houver necessidade, poderemos ofertá-los ao nosso patrocinador. Meu papel é realmente fazer este elo (entre clube e patrocinador) e os garotos estão aqui porque a Unimed ajuda — disse o diretor executivo Rodrigo Caetano, que completou seis meses no cargo.
Ao lado dos demais dirigentes e do técnico Abel Braga, Caetano foi um dos responsáveis pelo novo “boom” de Xerém. De um elenco de 30 jogadores, 12 foram formados pelo Fluminense. Ao abrir espaço para os jovens, o clube indica uma mudança de filosofia e o investimento a médio e longo prazo na base, como em outros anos, mas, agora, com a tentativa de venda programada para depois do retorno técnico.
— Nossa mão de obra é jovem e o trabalho vai além de contratar e dispensar jogadores. Ninguém é contra a venda, mas estes jovens precisam cumprir metas e entender que podem ser bem sucedidos no clube que os revelou — explicou Caetano.
Sem saídas pela janela
Wallace, Samuel, Marcos Júnior e Wellington Nem estão na vitrine e têm propostas de outros clubes — nenhuma que fizesse o clube balançar. A janela de transferências fecha no próximo dia 20 e Caetano trabalha com a diretoria e comissão técnica para tentar manter todos dentro do elenco:
— Queremos passar esta janela sem baixas, principalmente dos garotos.
Em meio a um balanço dos seus seis meses no clube (em que tentou minimizar problemas sem aparecer, como um juiz), Caetano contou que o dinheiro economizado com as saídas de Souza, Araújo, Martinuccio e Lanzini (já de volta ao River Plate) será investido em reajustes nas renovações dos contratos do próprio Samuel, do zagueiro Gum, de Valencia e Deco. Todos os quatros renovam agora. A pendência continua a ser a prorrogação do empréstimo de Rafael Sóbis.
— Vamos renovar esta semana, sim. E isto se tornou possível porque ter 12 jogadores da base viabiliza o investimento nos 18 restantes. O desafio é mantê-los e rejuvenescer o elenco. O Fluminense já trouxe estrelas e tem seu time pronto, enquanto os demais estão se reforçando na 9 rodada — disse Caetano.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/topico-fluminense/fluminense-inclui-garotos-na-folha-do-patrocinador-5443740#ixzz20Jnu9NjL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário