Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

COI aprova relatório sobre Rio-2016, mas faz ressalvas


Andamento é considerado positivo, mas presidente Jacques Rogge destaca: ‘Há muito a fazer’

Por Jorge Luiz Rodrigues

LONDRES — Em entrevista no centro principal de imprensa do Parque Olímpico de Londres, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, elogiou o relatório entregue pelo comitê organizador das Olimpíadas Rio 2016, considerado positivo. O dirigente, porém, ressalvou que ainda há muito a fazer, embora tudo esteja sendo executado dentro do prazo, e que o relatório não tratou com o detalhamento necessário alguns temas. O relatório foi entregue pelo diretor-geral da Rio 2016, Leonardo Gryner, e pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzmann.
Segundo Mark Adams, diretor de comunicação do COI, o comitê observou que os problemas estão sendo resolvidos. Um deles, o da coordenação entre todos os órgãos governamentais, que estava falha, e melhorou após a nomeação de um diretor de operações, o que ocorreu na sexta-feira. Outra questão, relativa ao staff, que o COI considerava abaixo do número necessário, também está sendo resolvida, destacaram os organizadores da Rio-2016.

Escândalo de ingressos
Jacques Rogge informou que as revelações, há um mês, da imprensa britânica de que integrantes de comitês olímpicos nacionais estavam oferecendo irregularmente ingressos VIP para venda no mercado negro surtiram já um efeito: o COI suspendeu a venda de ingressos das Olimpíadas de inverno de 2014, que será em Sothi, na Rússia. Ele acrescentou que todo o processo para venda de ingressos para a Rio-2016 vai ser revisto. O COI vai se reunir em setembro ou outubro, após os Jogos de Londres, portanto, para decidir sobre uma nova politica de venda de ingressos, de olho em 2016.
O COI abriu uma investigação em seu conselho de ética depois das denúncias. Mas Rogge admitiu que “uma decisão provavelmente levará meses”.
— Há mais de 20 pessoas envolvidas e uma grande quantidade de organizações e revendedores de ingressos. Os direitos da defesa exigem que todos tenham a chance de se explicar. É um trabalho enorme de investigação, e esperamos algum resultado até o final de setembro ou início de outubro — disse.
O COI suspendeu provisoriamente poderia ter quaisquer funcionários envolvidos ou os proibiu de assistir aos jogos, mas o conselho executivo do COI decidiu contra isso porque as audiências ainda levaria algum tempo.

Doping
Jacques Roge admitiu que casos de doping têm aumentado, mas destacou que o COI tem feito parceira com a Agência Mundial Antidoping (WADA) para que haja melhor coordenação entre países e comitês olímpicos nacionais, já visando às Olimpíadas de 2016. O objetivo, segundo o dirigente, é aprimorar o combate à fraude esportiva para os Jogos do Rio.

Havelange
Sobre a situação do presidente de honra da Fifa e membro do COI. o brasileiro João Havelange, acusado de corrupção quando presidia a entidade máxima do futebol mundial, o presidente do COI informou que seu comitê de ética vai aguardar a investigação da Fifa para tomar uma decisão.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/olimpiadas2012/coi-aprova-relatorio-sobre-rio-2016-mas-faz-ressalvas-5549658#ixzz21JPqNfI6 

Nenhum comentário:

Postar um comentário