Por Rodrigo Ribeiro
Hoje em dia é quase impossível viver sem estar conectado ao menos a uma rede social. Estas são fontes de notícias, entretenimento, interação com determinado grupo e, comercialmente, a grande “mina de ouro” para atingir e fidelizar milhares de consumidores. E, neste contexto, o esporte está pra lá de engajado.
Tempos atrás, era preciso esperar o dia seguinte – ou pelo menos longas horas – para se ter notícias e comentários com relação a resultados e estatísticas no esporte. Hoje a interação começa antes do evento em si, com atualizações em tempo real. Veja esse interessante vídeo, comparando as mídias convencionais com as redes sociais, nos mais diversos segmentos.
Não é segredo para ninguém que o segmento esportivo é o que gera maior número de tweets por segundo – ainda mais em um grande evento como Super Bowl, Final de Copa do Mundo e Champions League, por exemplo - de acordo com dados do próprio Twitter. Falando de audiência, 50% das pessoas que estão acompanhando uma partida – seja pela TV, internet, rádio e etc. – também estão conectados às redes sociais: as marcas têm milhares de consumidores sedentos por interações e, de acordo com a pertinência, propensos à fidelização. Nessa linha, para promover ações inovadoras com potencial de grande repercussão, o desenvolvimento de aplicativos é quase uma regra. Eles aumentam a qualidade do engajamento. Ter muitos seguidores não é o mais importante, é preciso conversar e engajar os clientes e fazer com que as ações conversem com o público das mais diversas maneiras: promoções e sorteios nas fanpages das marcas, fotos com maior pertinência em determinado assunto no Instagram ou Flickr, plugs no Foursquare e divulgação por meio do Youtube. Enfim, os meios são diversos, o fim é chegar ao consumidor.
Falando das “correntes” que são formadas, o sinal # mostra o quanto ativações geram curiosidade e audiência. É quase um slogan, um ideal a ser seguido. E isso gera buzz.
Vamos a alguns exemplos muito interessantes: a NBA já lançou camisetas de estrelas da Liga com seus respectivos perfis do Twitter. A ideia, claro, é um sucesso. No último final de semana, durante a final da Uefa Champions League, em praticamente os 120 minutos de jogo, algum assunto relacionado à disputa estava nos Trending Topics Wordwide no Twitter. O infográfico abaixo, divulgado pelo site Mashable Entertainment, mostra quão comentada foi a grande final.
E o Brasil?
É sabido que o Brasil tem um potencial enorme em matéria de redes sociais. Para exemplificar, o país é onde o Facebook tem maior alcance entre os internautas, de acordo com um estudo feito pela Nielsen. O perfil de Kaká no Twitter, o @KAKA, possui mais de 10.500.000 seguidores, número maior que grandes empresas multinacionais. Por falar em grandes atletas, nada melhor do que ter brasileiros com grande alcance mundial e alto valor comercial para interagir e se trabalhar no mundo digital. Nesta semana o site SportsPro Media divulgou que Neymar, Lucas e Anderson Silva estão entre os 50 atletas com maior potencial de marketing no mundo, sendo que o craque santista lidera a lista. Definitivamente temos boas perspectivas comerciais. A chave é interagir, engajar e fidelizar.
Fonte: http://negocioesporte.wordpress.com/2012/05/23/as-midias-sociais-e-o-esporte-a-era-da-comunicacao-digital/
Nenhum comentário:
Postar um comentário