Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SAIBA TUDO SOBRE A SELEÇÃO DE LÍDERES DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS


Rio 2016™ busca 52 profissionais para comandar as operações dos esportes e disciplinas olímpicos e paralímpicos

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ inicia nesta segunda-feira, dia 30, a Seleção de Líderes de Competições Esportivas, visando identificar profissionais altamente qualificados que serão responsáveis por toda a operação dos 28 esportes olímpicos e 22 paralímpicos no maior evento do planeta em 2016.
De olho no legado de gestão esportiva para o país, a prioridade será dos profissionais brasileiros. Os selecionados vivenciarão uma experiência única nos próximos quatro anos em termos de aprendizado. Após os Jogos, terão a missão de ser multiplicadores.
“É uma oportunidade única para profissionais de gestão de todo o Brasil, que experimentarão o desafio de liderar uma competição olímpica ou paralímpica em todos os seus aspectos técnicos. Cada detalhe do trabalho deste Líder é fundamental. As responsabilidades são muitas, mas as recompensas para o profissional e para este mercado no país são da mesma proporção”, analisa Agberto Guimarães, diretor de Esportes do Rio 2016™.
Os 52 selecionados estarão sob o comando de Ricardo Prado, gerente de competição esportiva. Medalhista olímpico, ex-recordista mundial e um dos maiores nomes da natação brasileira, Prado detalha a Seleção de Líderes de Competições Esportivas e seus impactos na entrevista a seguir:
Quais são as responsabilidades de um Líder de Competição Esportiva?
Ele vai nos ajudar a montar todo o programa de competição dessa disciplina ou desse esporte. Será responsável por manter o relacionamento com a Federação Internacional para a definição do calendário de competição, por exemplo. Ajudará nas decisões sobre infraestrutura das instalações de competição, para que sigam todos os requerimentos técnicos. Auxiliará na aquisição de equipamentos esportivos homologados pelas Federações Internacionais. Determinará as funções dos voluntários. Será também uma ponte entre os delegados técnicos da respectiva Federação Internacional e o resto do Comitê Organizador Rio 2016™, uma referência, um centro de conhecimento. Trocará informações com departamentos responsáveis, por exemplo, por transporte e alimentação.
São 52 vagas para 50 esportes. Por quê?
O Programa esportivo do Rio 2016™ tem 28 esportes olímpicos com 41 disciplinas, e 22 esportes paralímpicos com 23 disciplinas. Em vez de contratar 64 profissionais, um para cada disciplina, buscamos otimizar o número de pessoas envolvidas. Foi definido que esportes olímpicos com um correspondente paraolímpico, e que serão disputados na mesma instalação, terão só um profissional designado. Levamos em consideração ainda que alguns esportes, como Desportos Aquáticos, tem múltiplas disciplinas com planejamento diferenciados – natação, nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais. Nesse caso, precisamos de um profissional designado para a gestão do esporte, e outros quatro para coordenar cada uma das disciplinas. Após uma análise detalhada, chegamos ao número de 52 profissionais.
Qual o perfil do profissional que Rio 2016™ procura?
Buscamos pessoas com grande capacidade de liderança e com experiência em eventos esportivos. Uma boa formação também é fundamental, assim como o inglês avançado. A comunicação com as Federações Internacionais é toda feita em inglês. Acreditamos que as áreas de Administração, Educação Física e Gestão Esportiva sejam as principais, mas nada impede que profissionais de outras áreas se candidatem e estejam aptos. Certamente, ajuda se o candidato já tiver sido um atleta, mas também sabemos do potencial, por exemplo, dos gestores de clubes, árbitros, gestores de federações e confederações ou pessoas ligadas ao ramo de eventos. Acredito que teremos um mix de perfis.
É necessário ser especialista ou ter experiência com o esporte específico?
A pessoa vai se cadastrar para um esporte específico. Queremos especialistas, com grande conhecimento técnico focado no esporte. De qualquer forma, podemos entender que o candidato tem um perfil interessante e aproveitá-lo em outra vaga no futuro.
Em que nível de hierarquia e remuneração os Líderes iniciarão?
Os profissionais selecionados assinarão um contrato de prestação de serviços com o Rio 2016™, com pagamento através de per diem, seguindo a mesma abordagem adotada por Londres e outros Comitês Organizadores.
Esse contrato prevê a participação em várias atividades coordenadas pelo Rio 2016™, como, por exemplo, reuniões, observações de competições nacionais e internacionais, auxílio com informações técnicas, interação com Federações Internacionais e outras áreas do Rio 2016™, dentre outros. É importante ressaltar que, durante a vigência desse contrato, os profissionais poderão continuar em seus atuais empregos e não precisam morar no Rio de Janeiro.
A partir de janeiro de 2013, esses profissionais serão considerados pelo Rio 2016™ para eventuais contratações. Caso sejam convidados a integrar o quadro de colaboradores, será necessária a realocação para o Rio de Janeiro e término de outros vínculos empregatícios.
De que forma esta experiência contribui para a carreira do profissional?
A capacitação é uma parte muito interessante. Você vai compartilhar informações e conviver com os gestores mundiais do esporte na fase anterior aos Jogos. Além disso, é a possibilidade de estar no coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. Você será o responsável por tudo que diz respeito a determinado esporte ou disciplina. Para qualquer pessoa apaixonada por esporte, que trabalha com esporte, é a realização de um sonho.
Qual o legado que esta oportunidade deixará para a gestão esportiva brasileira?
Serão 52 profissionais altamente qualificados, com Jogos Olímpicos e Paralímpicos no currículo, capazes de levar os conhecimentos adquiridos para outras regiões do país, alimentar toda uma rede de profissionais com estes conhecimentos e, assim, ampliar o impacto positivo do Rio 2016™ também em relação à gestão esportiva. Acredito que vamos nos surpreender com os perfis de candidatos e com o potencial dessas pessoas. Antes de procurar fora, é nossa obrigação procurar aqui no Brasil. É nosso objetivo construir um legado em termos de recursos humanos que gerará impacto real para o esporte brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário