Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rio 2016: comitê divulga locais que podem servir de alojamentos para atletas


Foram selecionadas 172 instalações de 73 cidades em 18 estados do país

RIO - O Comitê Organizador da Rio 2016 divulgou nesta terça-feira a relação oficial dos locais que podem servir para alojar atletas em treinamento para as Olimpíadas. Ao todo, foram selecionadas 172 instalações esportivas de 73 cidades em 18 estados das cinco regiões do país. No estado do Rio, foram selecionadas 32 instalações de 12 municípios. São eles: Angra dos Reis (1), Búzios (2), Cabo Frio (2), Duque de Caxias (1), Macaé (1), Mangaratiba (1), Maricá (1), Niterói (4), Nova Iguaçu (1), Resende (1) e Volta Redonda (6).
Na capital, a lista conta com 11 instalações, incluindo a sede do Fluminense, o Iate Club do Rio e o Centro de Educação Física do Exército e a Vila Olímpica do Mato Alto. O Flamengo, que acertou com parte da delegação americana a cessão do seu espaço, não faz parte da lista, pois não se inscreveu no cadastro do comitê organizador. O mesmo ocorreu com o Centro de Educação Física do Exército, que cederá sua estrutura para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), conforme já havia sido divulgado.
O diretor de esportes do Comitê Organizador Rio 2016, Agberto Guimarães, acrescentou que essa lista ainda pode sofrer inclusões e exclusões ao longo dos anos, dependendo do cumprimento ou não das exigências para servir de sede de treinamento. Da lista, há 150 instalações que precisarão passar por reformas. Dessas, 14 estão prontas e oito que ainda serão construídas. A relação completa pode ser conferida no site www.rio2016.com/treinamentoprejogos/documentos.
- Essa não é uma lista final. Ao longo do tempo, poderemos ter inclusões e exclusões de cidades e instalações. Nos Jogos Olímpicos de Londres nós vamos distribuir um guia para os Comitês Olímpicos. A partir daí faremos atualizações periódicas pela internet no caso de mudanças na relação - explicou Agberto Guimarães.
As negociações com as delegações para a cessão das instalações serão feitas diretamente entre os responsáveis pelos equipamentos e as delegações. A contrapartida pode ser financeira ou em serviços. Um clube pode negociar, por exemplo, um intercâmbio para seus atletas fazerem estágio na mesma modalidade esportiva naquele país.
O processo de pré-seleção teve início no ano passado. Ao todo, foram inscritas 200 instalações de 84 cidades em 20 estados que foram inspecionadas por equipes de especialistas do Comitê Organizador Rio 2016. Nesse processo, vários itens foram avaliados, tais como: viabilidade do projeto, infraestrutura esportiva e a distância de hospitais de emergência e aeroportos.
No caso dos Jogos Olímpicos de Londres (2012), a lista divulgada contava com bem mais inscrições: 640 instalações, das quais cerca de cem foram selecionadas pelas delegações. Outra diferença é que os londrinos permitiram inscrições não apenas para a Inglaterra (país-sede do evento), como para todo o Reino Unido. Na lista brasileira, a relação conta até com um resort: O Porto Bello, em Mangaratiba.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rio-2016-comite-divulga-locais-que-podem-servir-de-alojamentos-para-atletas-3751460#ixzz1kOzfALKq 

Nenhum comentário:

Postar um comentário