Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Caso Engenhão: Prefeitura de Volta Redonda garante jogos no Raulino de Oliveira


Laudo que apontava risco era preliminar e depois foi feito outro mostrando que estádio pode receber torcedores
Bombeiros liberaram utilização do espaço para jogos de futebol
Há necessidade de reparos, mas nada que acarrete risco, diz engenheiro

Por Dicler Mello e Souza

VOLTA REDONDA - O Estádio da Cidadania está apto a receber jogos com sua capacidade total (20.255 espectadores) e liberado para os clássicos e as finais do Campeonato Carioca, garante a Prefeitura de Volta Redonda. Inicialmente, um laudo preliminar, preparado por um engenheiro da Secretaria municipal de Planejamento, em 14 de janeiro, tinha apontado necessidade de interdição de parte da arquibancada, por problemas de estrutura e riscos para os frequentadores. Mas um outro relatório técnico, encomendado a uma empresa especializada e preparado seis dias depois, apontou necessidade apenas de pequenos reparos e descartou ameaças à segurança dos torcedores. As autoridades municipais se baseiam ainda numa vistoria do Corpo de Bombeiros, feita em 26 de fevereiro, que libera o estádio, também conhecido como Raulino de Oliveira, para grandes eventos.
- Quando saiu o laudo da Secretaria de Planejamento, chamamos a IHB Engenharia, que projetou o estádio e acompanhou as reformas, para reafirmar as posições dos nossos funcionários. O laudo foi totalmente diferente. A terceira opinião veio dos bombeiros, que também liberaram o estádio. Podemos garantir que não há risco para o torcedor. Não seríamos imprudentes - afirmou o administrador do estádio, que pertence à Prefeitura, Carlos Roberto Parente.
A liberação do estádio foi atestada por laudo assinado pelo engenheiro Ildony H. Bellei, da IHB Engenharia e Consultoria, no dia 20 de janeiro. "Após a análise dos desenhos de projeto e vistoria no local, concluímos que as estruturas, passados aproximadamente nove anos, estão em bom estado de conservação, necessitando de repintura da parte superior das coberturas por questões estéticas e pequenos reparos, não oferecendo qualquer risco aos espectadores", informa o laudo.
Depois da interdição do Engenhão, por problemas estruturais, foi com base no laudo da IHB e na vistoria dos Bombeiros que a Prefeitura de Volta Redonda acertou com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) a utilização do Raulino de Oliveira para os principais jogos do Estadual.
O primeiro laudo, de 14 de janeiro, tinha sido encomendado pelo prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) após visita de delegados da Fifa. A cidade estava no mapa de possíveis sedes para seleções que vão disputar a Copa do Mundo do Brasil, no ano que vem.
- Como o estádio está na lista para receber delegações na fase de preparação da Copa do Mundo e das Olimpíadas, isso se fez necessário. O próprio prefeito determinou estas ações e, se necessário, reparos - contou o administrador do estádio.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/carioca-2013/prefeitura-de-volta-redonda-garante-jogos-no-raulino-de-oliveira-7971096#ixzz2OvnBdt8C 

Nenhum comentário:

Postar um comentário