Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Que legado se espera de uma Olimpíada?

Por: Jonas Oliveira
Que tipo de legado uma cidade deve esperar de um grande evento esportivo? Essa é uma discussão primordial, que deveria ser anterior à decisão de candidatar-se a sede de uma Copa do Mundo ou Olimpíada. Sem saber aonde se quer chegar, não se chega a lugar algum.
À primeira vista, a preparação de Londres 2012 parece não sofrer deste mal. Todo o projeto olímpico está bem amarrado em torno da sustentabilidade, do legado esportivo e do desenvolvimento da região leste da cidade, onde estarão localizadas as principais instalações.
Nesta semana, porém, veio à público o fato de que o primeiro ministro britânico David Cameron ordenou que os gastos com as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos fossem dobrados, saltando de 40 para 81 milhões de libras. A justificativa é que as cerimônias são oportunidades únicas de promover o Reino Unido mundo afora – como Pequim fez muito bem em 2008.
Os gastos com segurança também saltaram de 282 para 553 milhões de libras. Graças a alguns cortes na construção do Parque Olímpico, os gastos inesperados não tiveram reflexo no orçamento total, que ainda está mantido em 9,2 bilhões de libras.
No entanto, a medida não foi bem recebida pelos britânicos. No ano passado, o governo decidiu cortar cerca de 162 milhão de libras de um programa de incentivo à prática de esportes em escolas.
Cerimônias de abertura e encerramento certamente atrairão a atenção de todo o mundo para o Reino Unido. Mas investir na formação de novos atletas traria um legado esportivo mais duradouro e condizente com o que se espera de uma Olimpíada.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/olimpiadas/londres/que-legado-se-espera-de-uma-olimpiada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário