Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ministério do Esporte quer incentivar o futebol feminino no Brasil

Por: Agência Câmara de Notícias

A diretora do departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani, disse agora há pouco que está sendo criada uma coordenação especial de futebol feminino, como forma de incentivar essa modalidade esportiva.

Damiani também afirmou que estão sendo planejados eventos para debater a inclusão das mulheres no esporte. "Vamos ainda realizar um seminário para discutir o esporte para as mulheres e queremos criar uma medalha do mérito esportivo. Porém, é preciso debater também as questões econômicas", disse.
A diretora participa neste momento de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto para discutir a participação das mulheres no esporte.
Mulheres excluídas
A professora da Universidade de São Paulo (USP), Katia Rubio, falou sobre a história da participação das mulheres nos jogos olímpicos. Disse que na antiguidade a mulher era excluída das competições porque não era considerada cidadã. Depois, já em jogos olímpicos da era moderna, esse argumento foi sendo desconfigurado. Mas, segundo ela, havia o argumento de que as mulheres eram "fracas dos nervos".

Ela destacou que a primeira participação feminina brasileira em jogos olímpicos foi em 1932, com Maria Lenk, na natação. A nadadora chegou a ser recordista mundial em 1939, mas a Olimpíada de 1940 foi cancelada por causa da guerra.
"Esse cenário de poucas mulheres competindo começa a se transformar na década de 80, com a profissionalização do esporte brasileiro. Espero que esse momento de reunião nos permita pensar em estratégias e políticas que efetivamente contribuam para o esporte das mulheres no Brasil", disse Kátia Rubio.
A audiência pública ocorre no Plenário 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário