Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Paes defende provas de rúgbi da RIO 2016 no estádio de Moça Bonita


Prefeito diz que, se o comitê aprovar Moça Bonita como instalação olímpica, a prefeitura se compromete a bancar a reforma do estádio

Por Isabela Bastos

RIO - O prefeito Eduardo Paes defendeu, nesta segunda-feira. a realização das provas de rúgbi dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no estádio de Moça Bonita, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Paes falou sobre o assunto ao sair da 4ª reunião da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que acontece no hotel Windsor, na Barra da Tijuca. Paes disse que conversou com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzzman, sobre a possibilidade de o estádio receber a modalidade. Ele disse que, se o comitê aprovar Moça Bonita como instalação olímpica, a prefeitura se compromete a bancar a reforma do estádio.
- Eu tenho a minha tese do rúgbi em Moça Bonita. Não falei publicamente. Falei para o Nuzzman. Se você aprovar Moça Bonita, eu começo a obra amanhã - disse Paes, numa referência à necessidade de reforma do estádio.
As provas de rúgbi seriam realizadas, inicialmente, em São Januário. Mas o estádio acabou ficando de fora dos Jogos Olímpicos porque o Vasco não deu garantias financeiras para a reforma do estádio. O Comitê Olímpico Internacional ainda discute a realização da modalidade no estádio do Engenhão, num intervalo deixado pelas provas de Atletismo. Questionado sobre o porquê da escolha de Bangu, Paes reagiu bem humorado:
- Porque Moça Bonita é Moça Bonita.O melhor estádio do Rio, mais importante e mais simbólico historicamente, é São Januário. O segundo mais importante é Moça Bonita. Mas São Januário já está fora.
Paes disse que, se a ideia vingar, a prefeitura pretende resgatar um antigo projeto que previa a reforma do estádio e a administração de Moça Bonita pela Federação de Futebol do Rio, que realizaria mais jogos do campeonato carioca no local. Sobre a receptividade de Nuzzman ao projeto, Paes disse que o presidente do COB "gosta da ideia".
Paes disse, ainda, que a realização das provas em Bangu seria possível porque o bairro está na área de influência do BRT Transolímpico. Paes disse, também, que bancaria um time de rúgbi do Bangu:
- A Transolímpica fica do lado. E tem mais. Se colar, eu banco o time de rúgbi do Bangu.
Não é a primeira vez que se cogita realizar as provas de rúgbi em Bangu. Em dezembro de 2010, Paes anunciou que o estádio de Moça Bonita seria reformado no ano seguinte. Na época, Paes disse que os jogos de rúgbi durante as Olimpíadas de 2016, que chegaram a ser cogitados para aquele campo, seriam realizados em São Januário. "Moça Bonita vai ser um luxo. A ideia é que se torne um "alçapão" dos times pequenos do Rio", disse ele, na ocasião. O projeto de reforma incluía a ampliação da capacidade atual de cinco mil lugares para 15 mil assentos. O investimento seria de cerca de R$ 34 milhões.
Além da recuperação estrutural de todo o estádio, atrás dos dois gols seriam construídas arquibancadas com assentos numerados, com 4.100 lugares cada. Ao todo, o estádio da Zona Oeste contaria com 14.706 assentos descobertos, 77 cobertos nos camarotes e 217 na tribuna.
O campo de jogo teria seu gramado trocado, ganhando nova drenagem e passando a contar com automático sistema de irrigação. Com o objetivo de minimizar o desgaste do gramado, seria construído ainda um campo em grama artificial exclusivo para treinamentos. Todas as dependências internas do estádio seriam climatizadas. Outra atração seria a instalação de um placar eletrônico de alta resolução de seis metros por quatro metros. A iluminação também seria reformada e um moderno sistema de som de qualidade garantiria cobertura em toda a extensão do estádio.
Hóquei
Além do rúgbi, ainda se discute a localização das competições do hóquei sobre a grama. Inicialmente as provas estavam previstas para o Parque Olímpico da Barra, mas, por falta de espaço, o comitê organizador quer transferir a modalidade para o Parque Olímpico de Deodoro, mas ainda aguarda a aprovação da federal internacional. A indefinição também interfere na localização de provas paralímpicas.
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, explicou que é tradição as partidas de futebol de cinco e de sete jogadores serem realizadas nas mesmas instalações do hóquei.
— Para nós há essa tradição de usar o mesmo campo. Se o futebol for transferido para Deodoro ajudará a enriquecer aquele complexo esportivo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/topico-rio-2016/paes-defende-provas-de-rugbi-da-rio-2016-no-estadio-de-moca-bonita-7612158#ixzz2LNwYswZ8 

Nenhum comentário:

Postar um comentário