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sexta-feira, 16 de março de 2012

Marketing esportivo


Por: Sérgio Barreto Motta

Estudo da brasileira Jambo Sport Business, empresa especializada em gestão e marketing esportivo, revela que, às vésperas de sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, o Brasil não tem sequer uma empresa entre os 15 principais fornecedores de material esportivo dos maiores clubes. 
A notícia boa é que o estudo também indica que há espaço para que as cinco maiores marcas brasileiras deste segmento - que já fornecem material para equipes nacionais e de países vizinhos como Argentina, Paraguai e Venezuela - possam crescer e expandir seus negócios aproveitando, sobretudo, as oportunidades a serem geradas pelos dois megaeventos esportivos a serem realizados no Brasil. 
O estudo contemplou um universo abrangente, formado pelos 1.587 principais times de futebol do planeta, de um total de 116 países, em todos os continentes. As oportunidades para as marcas brasileiras também estão, segundo aponta o estudo da Jambo, em nações de outros continentes, em especial a África. 
No total, há cerca de 300 equipes de ponta sem fornecedor de material. O estudo relacionou nada menos do que 183 marcas esportivas concluindo que as cinco maiores fornecedoras do mundo - Adidas, Nike, Puma, Umbro e Lotto - concentram 44,4% do mercado. 

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