Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Acordo para estádio Beira-Rio sai após 10 meses de atraso

Por Felipe Bachtold
Com um atraso de dez meses, o Internacional e a empreiteira Andrade Gutierrez assinaram nesta segunda-feira (19) o contrato para a reforma do estádio Beira-Rio para a Copa de 2014. A empresa prometeu que as obras, paradas desde junho de 2011, serão retomadas nesta quarta-feira.

No evento em Porto Alegre, a Andrade Gutierrez anunciou parceria com o banco BTG Pactual, que será sócio no investimento. Pelo contrato, a empreiteira poderá explorar por 20 anos o estádio e ficará com ganhos de shows, camarotes e cadeiras VIPs.

A demora para a assinatura do acordo causou intervenção até a presidente Dilma Rousseff na negociação. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), chegou a bater boca com a empresa nas últimas semanas.

Há um mês, a Andrade Gutierrez disse que a demora na negociação era causada por dificuldades para obter um empréstimo por meio do Banrisul (banco estatal gaúcho). O acordo com o banco do Estado acabou deixado de lado.

O projeto de reforma é orçado em R$ 330 milhões, sendo R$ 26 milhões de investimento direto do clube. A empreiteira buscará financiamento com o BNDES para até 75% do valor da obra.

GRAMADO
No evento de assinatura do contrato, o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, disse que a negociação foi "mais longa do que o esperado", mas afirmou que era preciso fazer uma "análise criteriosa" dos termos do acordo.

O presidente do Inter, Giovanni Luigi, disse que o estádio continuará recebendo jogos pelo resto deste ano. Até a conclusão da reforma, no fim de 2013, a capacidade do local pode ser reduzida até pela metade. O plano é aproveitar as férias de verão do futebol, de dezembro a fevereiro, para plantar um novo gramado.

O Inter também precisará realocar os treinos de suas equipes para um centro de treinamento fora do complexo do Beira-Rio.

O clube preparou uma festa para celebrar o acordo, com exibição da cerimônia em um telão no pátio do estádio, queima de fogos e presença de ex-jogadores.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1063927-acordo-para-estadio-beira-rio-sai-apos-10-meses-de-atraso.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário