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segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rúgbi vira novo campo de batalha entre bancos

Por: Fábio Suzuki   (fsuzuki@brasileconomico.com.br)

 
HSBC investirá R$ 420 milhões até 2014 no esporte e terá como rival o Bradesco, patrocinador da confederação brasileira.
A bem humorada campanha publicitária a marca de material esportivo Topper tem divulgado através da mídia que o Rúgbi "ainda vai ser grande no Brasil".
Também acreditando nesse cenário para os próximos anos, o banco HSBC investirá £ 150 milhões (cerca de R$ 420 milhões) nos próximos quatro anos nesse esporte tendo o mercado brasileiro como um dos locais estratégicos para as ações de marketing que serão realizadas pela instituição financeira.
E com a iniciativa, a empresa passa a fazer frente também na área esportiva ao Bradesco, que há um ano é patrocinadora da Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu) e que tem o Rúgbi em sua estratégia de negócios.
Além das expectativas de expansão da modalidade no mercado brasileiro, outro motivo que atraiu os investimentos de ambas as companhias é que o Rúgbi entrará para o rol de esportes olímpicos a partir dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2016.
Mas além do Brasil, a investida do HSBC abrange outros quatro mercados com economias ascendentes, que são Argentina, México, China e Índia.
"Apesar de estar voltado ao esporte, estes investimentos são de negócios e o objetivo é que eles atendam às necessidades do banco em escala global, regional e local", afirma Gilles Morgan, diretor de marketing e patrocínios do HSBC. Segundo o executivo, a instituição financeira ainda não fechou as ações que serão realizadas no país pois ainda está "avaliando as oportunidades no Brasil".
Uma mostra do maior interesse dos brasileiros por esse esporte está na audiência dos jogos da modalidade transmitidos pelo canal ESPN no país.
Na última Copa do Mundo de Rugby, encerrada no mês passado, 4,2 milhões de pessoas assistiram o torneio, um aumento de 40% em relação à audiência do canal durante a edição de 2007 do evento.
O crescimento, entretanto, era para ser maior se o Mundial deste ano não estivesse ocorrido na Nova Zelândia, o que fez os jogos serem transmitidos para o Brasil durante a madrugada.

Alinhado aos negócios
De acordo com Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco, três características do Rugby integram hoje as ações de endomarketing da companhia, que são força, agilidade e estratégia.
"A oportunidade de crescimento é o que norteia as ações do banco e o Rugby está totalmente integrado a esse cenário", diz Nasser, que afirma que as iniciativas do banco junto ao esporte vão aumentar em 2012 devido à ocorrência dos Jogos Olímpicos em Londres.
Sobre a concorrência do HSBC no esporte, o executivo afirma que "é salutar que mais empresas nesse segmento pois o país carece de investimentos privados".
O Bradesco enfrentará uma concorrente experiente na área pois o HSBC já realiza diversas ações em países que são potências nesse esporte como Inglaterra, França, Austrália e Nova Zelândia. Entre as iniciativas estão patrocínios a times e entidades, peças publicitárias e parcerias na realização de torneios.
"A camisa do British and Irish Lions (seleção do Reino Unido) é tão famosa e importante para o Rugby quanto a camisa amarela da seleção brasileira é para o futebol", compara o diretor do HSBC.

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