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sábado, 19 de novembro de 2011

Encerramento do CIGESP

O último dia do 1º Congresso Internacional sobre Gestão do Esporte iniciou-se com a palestra gestão de instalações e seus reflexos na qualidade das atividades esportivas, proferidas por Antonio Carlos Bramante e Luiz Carlos Marcolino. A palestra foi baseada na experiência do SESI, onde a ociosidade ds instalações esportivas motivou um projeto visando o fomento das atividades esportivas, a otimização das instalações esportivas e a posterior adoção da gestão destes. As atividades esportivas da instituição foram consideradas sob a ótica do lazer através dos interesses físicos esportivos (esporte recreativo). Já em relação às instalações esportivas, ocorre a existência dos espaços e equipamentos específicos e não-específicos, cabendo aos gestores a preocupação com os espaços não específicos após os eventos. Os palestrantes relataram que a informalidade da atividade a torna mais complexa na hora da gestão. Citaram, ainda, as diversas demandas da gestão da EFEL (experiências físico esportivas de lazer), assim como, a oferta específica e nã-específica que atenda ou pretenda atender à demanda do espaço.
Então, foi apresentado o case SESI, com a exposição dos objetivos, etapas, fases e ciclos, exemplificando através do resultado do 1º ciclo, correspondente ao período 2007-2010. Bramante destacou o não uso das ferramentas para a gestão do lazer e a possibilidade de customização dessas ferramentas com o intuito de facilitar o uso diante das especificidades enontradas na gestão do lazer.
A 2ª palestra do dia foi com Cláudio Risco, da Olympikus, com o tema ações de marketing como instrumento na gestão do esporte. Cláudio começou a palestra com o comentário de que o marketing esportivo no Brasil ainda está fortemente ligado a questão de ferramenta de comunicação. Citou que vitória, sucesso e superação são alguns sentimentos do esporte que ajudam na promoção da marca. Resslatou a importância de saber o que e como oferecer o produto para o pretenso patrocinador/colaborador. Atualmente o relacionamento é visto como algo fundamental para o mercado.
A 1ª palestra da tarde foi com o Vice-almirante Bernardo José Gambôa, com a gestão de megaevento esportivo: a experiência dos 5º Jogos Mundiais Militares e, iniciou a palestra destacando que o sucesso da competição deveu-se ao trabalho com seriedade e vontade com o qual foi feito os Jogos e que o ambiente de trabalho deve ser alegre para que se possa desenvolver o trabalho. O ponto-chave que Gambôa destacou para a gestão deve ser a motivação para o convecimento dos envolvidos. Destacou a pouca exposição do CISM (Conseil International du Sports Militaire), aproveitando o momento para constextualizar a entidade desde sua criação até o início dos Jogos Militares. Após o término dessa exposição, Gambôa fez uma prestação de contas dos 5º Jogos Mundiais Militares, abordando desde os interesses pol´[iticos-estratégicos até os resultados alcançados na edição desta competição realizada em julho último, no Rio de Janeiro. E, para encerrar a palestra, apresentou o programa de esporte de alto rendimento nas Forças Armadas através de seus objetivos e metas. E, para encerrar, uma excelente frase: "Tudo o que se improvisa não dá certo".
A última palestra do evento foi feita pelo maior expoente brasileiro em estudos sobre megaeventos, Lamartine Pereira da Costa sob o tema: opa do mundo de futebol: gestão do principal megaevento mundial. Lamartine iniciou a palestra com o estudo do ambiente macro e micro para a copa de 2014, utilizando a ferramenta SWOT, que no ambiente externo analisa as oportunidades e fraquezas do empreendimento. Ao nível macro, o Brasil encontra-se num ponto de convergência entre território, população e PIB junto à Rússia, EUA, Índia e China. Essa análise partiu do PIB e da matriz energética enquanto exercício de consolidação da posíção brasileira perante os demais países e a sua aproximação entre os 3 maiores numa perspectiva futura. Na análise micro, o estudo abordou clubes e academias, o crescimento neste segmento e a presença de dados fidedignos, assim como, a discrepância do número de escolas de educação física no Brasil que é de cerca de 800 e, nos EUA, por exemplo, que tem cerca de 200, sendo o país um dos maiores formadores de profissionais de educação física do mundo. A análise continuou a prática esportiva e sua projeção até 2016, demosntrando o novo cenário do esporte nacional, inclusive o futebol que vem apresnetando um crescimento apesar da sua prática de gestão. E quais ações promovidas para a formação e qualificação dos gestores no âmbito brasileiro? algumas instituições vem trabalhando sobre este tema, sendo elas: ABraGEsp, AIGD, Gama Filho, USP, UnB, UFJF, assim como, a parceria existente entre Brasil e Portugal, qua atualmente produz mais mestres e doutores do que o Brasil. DEstacou a importância da adoção da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para os estudos realizados na Gama Filho, assim como, o viés da inovação.
O campo atual das pesquisas voltadas à copa de 2014 foi demonstrada por Lamartine e, o início foi com a localização das sedes e as distâncias dentre elas e, que por conta disso, torna-se uma edição ímpar dessa competição. Antes de encerrar a palestra, apresentou diversos estudos sobre a copa.
A última atividade do dia foi a eleição da nova diretoria da ABraGEsp, que no período 2011-2013, terá como presidente Vilde Menezes e, na vice-presidência, Geraldo Campestrini.

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