Processo vai durar cerca de dois anos
Por Luiz Ernesto Magalhães
RIO - O Comitê Organizador Rio 2016 divulgou na noite de segunda-feira as regras de um dos processos mais complexos nos preparativos para o evento: a escolha das mascotes distintas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O processo vai durar cerca de dois anos. No segundo semestre de 2014, quando as mascotes serão apresentadas provavelmente depois da Copa do Mundo, elas já aparecerão em souvenires a serem vendidos ao público, desenhos animados, aplicativos para a internet entre outros produtos.
Apenas empresas brasileiras poderão participar do processo de seleção. Exige-se apenas que produtoras de animação, produtoras cinematográficas, agências de design, de publicidade e estúdios de ilustração que queiram concorrer tenham experiência anterior na criação e desenvolvimento de personagens usados em publicidade. Os participantes devem comprovar isso apresentando de três a dez trabalhos de desenvolvimento de personagens que tenham sido comprovadamente utilizados para fins comerciais, institucionais, educacionais ou de entretenimento - preferencialmente para animação - realizados nos últimos dez anos
— O desenvolvimento dos mascotes será um ótimo para estimular o potencial criativo do mercado brasileiro — explicou a diretora de Marketing do Comitê Rio 2016, Beth Lula.
O edital com as regras foi desenvolvido pelo Comitê Rio 2016 com a consultoria da empresa Anima Mundi. A ideia é que o processo de seleção ocorra por etapas. Na primeira fase os interessados devem apresentar até 7 de janeiro de 2013 uma série de documentos incluindo informações sobre as empresas e indicando as experiências anteriores. No dia 21 de janeiro de 2012, sai o resultado da pré-seleção com 30 empresas que irão continuar no processo.
Na etapa seguinte haverá um seminário no dia 28 de janeiro de 2013 no qual o Comitê Rio 2016 explicará os valores olímpicos e dos Jogos Brasileiros que devem se refletir no desenvolvimento do visual das mascotes. A partir daí, os escritórios terão até 14 de março de 2013 para apresentarem os personagens conceituais. Destes, dez serão selecionados para um pré-desenvolvimento de marca , inclusive com ilustrações nas quais aparecem praticando esportes olímpicos e paralímpicos. Também farão o desenvolvimento de personagens coadjuvantes que irão interagir com as mascotes além da chamada “Biblia” — um guia detalhando as situações em que as mascotes poderão ser empregadas.
Os melhores trabalhos passam pra a fase final no dia 24 de maio de 2013 quando os finalistas executarão trabalhos complementares com as mascotes. O projeto terá ainda que ser aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O edital prevê ainda um calendário alternativo caso os projetos nas etapas iniciais não atendam aos conceitos do Comitê Organizador. A partir daí, será necessário um ano para desenvolver as marcar e registrá-las em entidades de proteção de patentes e logomarcas antes da divulgação ao público.
— As mascotes terão que funcionar bem seja como personagens em duas ou três dimensões. E provavelmente como o símbolos olímpico devem ter uma identidade como o paralímpico é improvável que escolhamos escritórios distintos no processo — explicou Beth.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/comite-rio-2016-lanca-concurso-das-mascotes-olimpica-paralimpica-6646410#ixzz2BTA75d9Z
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