Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

COL e Fifa divulgam regras para cobertura jornalística


Emissoras terão uma série de restrições em relação à divulgação do conteúdo

Por Caroline Aguiar

A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) apresentaram, ontem (13), em Brasília, como serão os processos de credenciamento de imprensa e cobertura jornalística das Copas das Confederações de 2013 e do Mundo de 2014. Como a TV Globo é detentora dos direitos de imagem dos eventos, as demais emissoras terão uma série de restrições em relação à divulgação do conteúdo. 

As demais TVs terão seis minutos de imagens disponíveis por dia. Sendo que, as cerimônias de abertura e encerramento e os sorteios só podem ser veiculados por 30 segundos. As emissoras interessadas em ter as imagens deverão avisar a Globo com, no mínimo, 72 horas de antecedência.

As imagens só poderão ser veiculadas em programas exclusivamente jornalísticos e periódicos e não poderão ser guardadas em bancos de imagens. Haverá um termo de uso de, no máximo, 48 horas e os créditos da TV Globo devem aparecer durante todo o tempo que a imagem for exibida. 

O credenciamento para os profissionais da imprensa deve ser feito exclusivamente pelo site da Fifa destinado a jornalistas. No entanto, o cadastro no mesmo não garante o credenciamento. 

Estrutura
Durante a primeira fase e as oitavas de final, os comitês de imprensa dos estádios terão 300 estações de trabalho cada. Nas quartas de final esse número sobe para 400, na semi e na decisão do terceiro lugar para 500 e na partida final chega a 800.

Depois dos jogos, haverá entrevista coletiva com os treinadores e o melhor jogador da partida. Os jornalistas também poderão tentar conversar com os jogadores na zona mista, que é o caminho entre o vestiário e os ônibus. 

Os jornalistas credenciados têm acesso apenas ao comitê de imprensa. Para participar das coletivas e transitar pela zona mista e nas tribunas e preciso ter as SADs (Supplementary Acess Devices), que são uma espécie de ingresso permitindo a entrada. As SADs serão pedidas nas vésperas do evento e entregues no dia. 

Na Copa do Mundo da África do Sul, foram 1100 profissionais de rádio e TV credenciados, 940 fotógrafos e 2560 jornalistas de imprensa escrita.

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10528/COL+E+FIFA+DIVULGAM+REGRAS+PARA+COBERTURA+JORNALISTICA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário