Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Brasil e suas vergonhas, na visão de um turista


Australiano nascido em SP volta à cidade e denuncia a degradação urbana que as autoridades não veem

Com colaboração de Hélio MIlano Filho

Depois de passar pela cidade de São Paulo, o leitor Hélio Milani Filho escreveu um desabafo sobre o que viu e experimentou no centro da capital paulista. 
A degradação urbana, problema comum à maioria das capitais brasileiras, é realmente chocante para as pessoas que conheceram essas cidades há apenas trinta anos. Milani reitera aquilo que milhares de cidadãos brasileiros denunciam, todos os dias, às autoridades de todo o país. Com a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, o país estará sob as luzes da imprensa mundial, com todos esses problemas em destaque:

"Provavelmente vou receber 1.000 cartões vermelhos devido aos meus comentários, mas realmente tenho que expressar meu desapontamento com a atual situação no Brasil. 

Nasci em São Paulo, sou naturalizado australiano e moro em Sydney há muitos anos. Sempre tive orgulho da minha cidade natal, seu dinamismo, cultural, culinária etc. Estive de passagem em São Paulo por três dias e estou extremamente envergonhado e preocupado com a situação. Me hospedei no centro da cidade e, comparado a níveis internacionais, a cidade está um lixo. 

Os monumentos e obras de arte que um dia foram motivo de orgulho estão delapidados, pichados, destruídos. As praças e alamedas não têm nenhum tipo de paisagismo, sequer grama. As ruas estão imundas, com lixo por todos os lados. O cheiro de urina e a quantidade de moradores de rua é alarmante, não dá sequer para sacar dinheiro em um caixa eletrônico, pois estas áreas dos bancos viraram dormitórios. Em uma saída a uma cervejaria, fui abordado 16 vezes por pessoas pedindo dinheiro. 

E como se não bastasse a falta de um transporte eficiente de Guarulhos ao centro da cidade, a sala de espera do Expresso Aeroporto, na Praça da República, é pior do que um terminal de quinta categoria. As calçadas são irregulares, quando não inexistentes, e a falta de educação e arrogância imperam. 

Fico muito triste e preocupado em voltar para a Austrália com essa impressão. Uma copa do mundo ou uma olimpíada não se fazem apenas com a alegria do povo e paixão pelo esporte. O Brasil vai "pagar um mico" e mostrar ao mundo todo a vergonha do país, culpa não somente dos políticos, mas também de uma população que não sabe o que é cidadania e amor ao seu país e à sua cidade."

Fonte: http://www.portal2014.org.br/noticias/10286/O+BRASIL+E+SUAS+VERGONHAS+NA+VISAO+DE+UM+TURISTA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário