Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Quarta edição do CAGE tem início nesta terça-feira


Referência na formação de gestores para o esporte brasileiro, o Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) tem sua quarta edição sendo iniciada nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. Realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro, a nova edição do CAGE tem 37 alunos inscritos. Entre eles, alguns destaques do esporte brasileiro, como Cassius Duran (saltos ornamentais), Lara Teixeira (natação sincronizada), Camila Carvalho (remo), Marina Canetti (polo aquático), Camila Ferezin (ginástica rítmica), Rui Campos e Ricarda Lima (vôlei). A aula inaugural será realizada às 10h, na sede do COB.

Desde sua primeira edição, o CAGE já formou 62 profissionais de diferentes setores do esporte nacional, como o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Forças Armadas, Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (CONFAO), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Secretarias de Esportes municipais, Ministério do Esporte, além do próprio COB. Já passaram pelas edições anteriores do CAGE atletas e ex-atletas como Hortência Marcari (basquete), Adriana Behar (vôlei de praia), Sebástian Cuattrin (canoagem) e Daniela Polzin (judô), entre tantos outros.

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) dos alunos inscritos e selecionados para a quarta edição do CAGE será desenvolvido em cima de questões identificadas com base no diagnóstico das modalidades olímpicas feito pelo COB. O objetivo é atender a demanda mais importantes do esporte brasileiro visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016. "O CAGE visa contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional através da capacitação profissional. O COB atende, com isso, a uma demanda de um mercado aquecido pelos futuros eventos esportivos que acontecerão no país", informa Soraya Carvalho, ex-ginasta olímpica, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

O curso, que tem a duração de um ano, está estruturado em uma programação composta por atividades teóricas, práticas e dinâmicas. Serão realizadas várias discussões em grupo e produzidos trabalhos e projetos, de forma que todas essas ações possam ser transformadas em soluções concretas para organizações esportivas do país. 

O estudo desenvolvido pelos alunos é baseado no manual Managing Olympic Sport Organizations, produzido pela Solidariedade Olímpica. O manual abrange seis áreas de estudo: gestão de organizações esportivas olímpicas, gestão estratégica, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão de marketing e organização de grandes eventos. Ao final do curso, o aluno recebe o certificado de Gestor Avançado de Esporte do Comitê Olímpico Internacional.

O IOB possui três grandes objetivos com a realização do CAGE: promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de gestores esportivos necessários para um gerenciamento mais efetivo das instituições esportivas nacionais; promover a análise, discussão, produção de conhecimento e desenvolvimento de propostas de soluções concretas de situações-problema encontradas em organizações esportivas; e fomentar o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de uma rede de contatos profissionais entre os gestores.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/192149+quarta+edicao+do+cage+tem+inicio+nesta+terca+feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário